Delinha volta ao palco amanhã em Dourados
Waldemar Gonçalves - Russo
A renomada cantora Délinha , estára em Dourados terça dia 30 |
Em Dourados estará nesta terça-feira, véspera de feriado, a cantora “Delinha” da dupla “Délio e Delinho” e seu grupo.
A apresentação de um dos maiores ícones da música sul-mato-grossense e do país será a partir das 21 horas no palco Harmonia, um espaço que é atualmente um dos mais frequentados pelos baileiros da cidade e da região.
Ainda sobre o clube, o local fará também um curso de danças básico para os baileiros e baileiras que quiserem aprender a dançar o chamamé, vanerão, xote e forró, com as aulas sendo realizadas todas as terças e quintas-feiras das 19h30 até às 21 horas.
A previsão de encerramento do curso de acordo com Rosana Signoretti será no dia 14 de junho com um baile com o cantor Marlon Maciel e grupo.
Com relação à apresentação de “Delinha”, a mesma trará para suas públicas músicas que marcaram a carreira da dupla e também do público que a acompanha.
A CARREIRA
Delanira Pereira Gonçalves, a “Delinha” por muito tempo fez dupla com “Délio” e marcou época na música do Mato Grosso do Sul.
Considerada uma das maiores expressões da música regional do estado, a dupla construiu uma carreira fecunda, com muitos shows e discos lançados, ganhando notoriedade no meio artístico não só em Mato Grosso do Sul, mas em outros estados principalmente em São Paulo.
A dupla se destacou pelo repertório original que produzia.
A música que faziam não pode ser classificada como sertaneja nem como caipira. É um gênero marcado pela influência da música de fronteira, em especial polca paraguaia e o chamamé argentino.
Para construir seus nomes, a dupla mudou-se para São Paulo, onde trabalhou na rádio Bandeirantes por muitos anos.
Na capital paulista a dupla conheceu o radialista e compositor capitão Barduíno que foi quem lançou ela para o Brasil já com o nome de “Délio e Delinha”, quando passaram a ser conhecidos e festejados no universo da música regional.
Durante as apresentações nos programas de música sertaneja na rádio Bandeirantes, “Délio e Delinha” na época receberam muitos epítetos como era costume da época.
Entre eles, a dupla “coração de Mato Grosso”.
As joias musicais do então Mato Grosso em especial também ostentaram o apelido de “casal de onça de Mato Grosso”.
A dupla sempre divulgou o estado de Mato Grosso que ainda não havia sido dividido e ao mesmo tempo, caracterizava-a partir de um elemento próprio do lugar: a onça, mostrando os artistas como produto originário daquela região, como elemento autócne.
“Délio” veio a falecer em fevereiro do ano de 2010, mas deixou a sua marca na história da música de Mato Grosso do Sul e deixou para a sua parceira “De linha” a missão de continuar atuante, fazendo shows e levando adiante a carreira que antes era trilhada com o seu parceiro.
Ainda hoje “Delinha” vem se apresentando juntamente com seu grupo musical, fazendo apresentações e bailes por todo o estado e por onde ela anda, encanta as pessoas com sua musica e carisma. A cantora é considerada como a musa do Mato Grosso do Sul e ostenta atualmente o apelido de “o Rouxinol do MS”.
O ultimo CD, lançado em 2012 em Dourados, no Clube Harmonia, denominado, “Moagem da Delinha”, foi gravado ao vivo e até hoje está sendo muito elogiado pelos críticos e admirado por quem gosta do estilo inconfundível da cantora.
“Delinha” e grupo volta a Dourados no dia 30, véspera de feriado, para fazer um grande evento no Clube Harmonia e os convites antecipados estarão disponíveis na Banca do Jaime, e no dia do evento na portaria do Harmonia. Maiores e melhores informações poderão ser obtidas com Rosana Signoretti pelo telefone (67) 9978-7902.
Fonte : Waldemar Gonçalves - Russo
Nenhum comentário:
Postar um comentário