sexta-feira, 8 de março de 2013

Lei de Marcelo Mourão obriga unidades de saúde a detalhar os plantões médicos em Dourados

Escrito por  Redação Douranews 

Vereador Marcelo Mourão quer lei fixando sistema de atendimento na rede pública de saúde Thiago Morais/Assessoria CMD
      O vereador Marcelo Mourão (PSD) é autor do projeto de lei, já aprovado em primeira votação na Câmara de Dourados, que obriga as Unidades de Saúde e hospitais conveniados do Município a fixarem, em lugar visível e de destaque, informações com o nome dos médicos plantonistas e o dia e o horário em que cada profissional deve estar prestando atendimento à comunidade pela escala de trabalho desses estabelecimentos.
     A lei proposta pelo vereador Marcelo Mourão exige que a informação aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) seja completa. Além de informar o nome do médico, do número de registro profissional e especialidade, o cartaz a ser colocado em local de destaque deverá divulgar os nomes dos responsáveis administrativos e dos médicos responsáveis pela chefia de plantão, além dos dias e horários desses plantões, bem como os procedimentos médicos disponíveis para a população.
      Ao Douranews, o vereador disse que reconhece que esse é apenas um “entre os muitos” desafios que se colocam para o prefeito Murilo Zauith em relação ao atendimento de saúde, mas a falta de informação não pode ser mais um entrave para o usuário do SUS, que já enfrenta tantos outros problemas.
Marcelo Mourão disse, da tribuna da Câmara, ao encaminhar o projeto na sessão de terça-feira (5), que todos os agentes públicos deveriam passar pelo atendimento na rede pública de saúde. “Nós, vereadores, o prefeito, todos, deveríamos experimentar esse atendimento. Eu já senti na pele o que é ser atendido em uma unidade pública de saúde”, observou, lembrando que essa proposta “é uma medida simples, mas que vai evitar problemas costumeiros e desnecessários”.
Familiaridade
“Estamos cansados de acompanhar discussões que acontecem nas unidades de saúde pela simples falta de informação e orientação”, salienta. “Informar com qualidade e colocar essa informação ao alcance de todos é um dever do Município e um direito do cidadão. Quantas pessoas já não se sentem melhor só em saber que o médico daquele dia em que ela agendou a consulta é um conhecido ou alguém com quem ela já teve contato; isso ajuda inclusive na recuperação mais rápida”, justificou.
     A lei ainda precisa ser votada em segunda discussão, na sessão de terça-feira (12), para depois ser sancionada pelo prefeito Murilo e entrar em vigor.
Fonte:http://www.douranews.com.br






Nenhum comentário:

Postar um comentário

SISTEMA CAIPIRA

Minha foto
DOURADOS, MS, Brazil
LOCUTOR DOS PROGRAMAS ''RECANTO DA VIOLA'' DAS 9 AS 11 HS DA MANHA PELA RÁDIO CAIUÁS AM 770 KHz EM DOURADOS- MS E DO PROGRAMA ''SISTEMA CAIPIRA''PELA RÁDIO 87,9 DOURADOS FM OU ATRAVÉS DO SITE http://www.douradosfm.com.br/. TODOS OS DOMINGOS DAS 06:00 ÁS 08:00 Hs DA MANHÃ...TAMBEM SOU CRIADOR DO BLOG SITE http://www.sistemacaipira.com/. ONDE LEVAMOS AS PRINCIPAIS INFORMAÇÕES DO MUNDO RURAL, DESTACANDO A MÚSICA SERTANEJA E SEUS EVENTOS E O QUE ACONTECE NOS PRINCIPAIS RODEIOS DO PAÍS.NÓS ESTAMOS AQUI NA RÁDIO E NO SITE ’’,SEMPRE HONRANDO E DEFENDENDO AS TRADIÇÕES SERTANEJAS... TRAZENDO NO CORAÇÃO A MÚSICA SERTANEJA RAIZ , A MODA DE VIOLA , O SOM DA NOSSA TERRA E AS COISAS SIMPLES DO SERTÃO..