segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Justiça: empresa deve pagar funcionário à disposição no celular

A defesa da empresa afirmou que a alegação fere o "princípio de razoabilidade".
Justiça: empresa deve pagar funcionário à disposição no celular
Justiça: empresa deve pagar funcionário à disposição no celular
   A Primeira Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) manteve a decisão de que a empresa Aço Usiminas S/A tenha de pagar horas de sobreaviso a um funcionário que tinha de ficar à disposição da empresa por meio de telefone celular. De acordo com o TST, embora o uso do celular "por si só" não estabeleça regime de sobreaviso, a Turma considerou que como o empregado permanecia à disposição a empresa limitava sua liberdade de comoção.

Segundo o TST, o empregado era chefe de almoxarifado e afirmou que era obrigado a portar e atender o telefone celular "diuturnamente", todos os dias da semana, incluindo sábados, domingos e feriados. Ele ainda teria alegado que na condição de chefe do setor, apenas ele poderia autorizar a retirada de qualquer produto do local e, por isso, era chamado durante a noite, fim de semana, feriados e intervalos de almoço e lanche.

A defesa da empresa afirmou que a alegação fere o "princípio de razoabilidade" porque entre admitir que entre centenas de empregado apenas um era autorizado a retirar ou colocar produtos no almoxarifado seria "uma afronta à lógica". Além disso afirmou que o regime de sobreaviso só acontece quando o funcionário é impedido de sair de sua casa, o que não acontecia.

O juiz da 5ª Vara do trabalho de Porto Alegre, contudo, deferiu o pedido da defesa, entendendo que a empresa admitiu que o funcionário ficava com o celular ligado e era frequentemente acionado de madrugada. Ele ainda afirmou que os chamados eram registrados em um livro de ocorrências, que não foi apresentado pela empresa.

Com a decisão, a empresa terá de pagar 1/3 da hora normal para todas as horas que o funcionário ficava fora da empresa com o celular ligado. O valor ou as horas correspondentes, contudo, não foram divulgados pelo TST.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SISTEMA CAIPIRA

Minha foto
DOURADOS, MS, Brazil
LOCUTOR DOS PROGRAMAS ''RECANTO DA VIOLA'' DAS 9 AS 11 HS DA MANHA PELA RÁDIO CAIUÁS AM 770 KHz EM DOURADOS- MS E DO PROGRAMA ''SISTEMA CAIPIRA''PELA RÁDIO 87,9 DOURADOS FM OU ATRAVÉS DO SITE http://www.douradosfm.com.br/. TODOS OS DOMINGOS DAS 06:00 ÁS 08:00 Hs DA MANHÃ...TAMBEM SOU CRIADOR DO BLOG SITE http://www.sistemacaipira.com/. ONDE LEVAMOS AS PRINCIPAIS INFORMAÇÕES DO MUNDO RURAL, DESTACANDO A MÚSICA SERTANEJA E SEUS EVENTOS E O QUE ACONTECE NOS PRINCIPAIS RODEIOS DO PAÍS.NÓS ESTAMOS AQUI NA RÁDIO E NO SITE ’’,SEMPRE HONRANDO E DEFENDENDO AS TRADIÇÕES SERTANEJAS... TRAZENDO NO CORAÇÃO A MÚSICA SERTANEJA RAIZ , A MODA DE VIOLA , O SOM DA NOSSA TERRA E AS COISAS SIMPLES DO SERTÃO..