domingo, 8 de julho de 2012

Fátima do Sul,49 Anos no Coração da Nossa Gente


      A prefeita de Fátima do Sul, Ilda Salgado Machado (PR), abriu nesta sexta-feira (06), a 8ª Edição do Fátima Fest, evento este idealizado por Ilda Machado assim que entrou na administração municipal em 2005 e que já virou tradição para os munícipes de Fátima do Sul e todo o Estado de Mato Grosso do Sul.
      Ilda Machado abriu os festejos com o grande show gospel com Régis Danese na sexta-feira (06),o ex-pagodeiro Régis Danese tem 35 anos e uma carreira profissional que beira os 30. Começou a cantar aos 5 anos de idade, aos 10 já tocava vários instrumentos. Passou por programas famosos de calouros, como Chacrinha e Barros de Alencar, cantou e tocou por cinco anos no conjunto Só Pra Contrariar e, na virada do milênio, entregou-se a Deus, largou tudo o que fazia e começou a louvar.
O cantor Régis Danese rendeu-se a Deus. O mundo evangélico rendeu-se a Régis Danese. Igrejas grandes ou pequenas, radicais ou modernas, evangélicas ou católicas, todas se enchem da música “Faz um Milagre em Mim”, o sucesso nacional que desbancou o maior vendedor de CDs religiosos, o padre Fábio de Melo. O cantor já atingiu a marca de 1 milhão de cópias vendidas.
    Além do cantor Régis Danese que se apresentou na noite de sexta-feira (06), no sábado se apresentaram na grande tenda montada no Centro de Eventos Beira Rio, a dupla Victor e Matheus e no domingo (09) sobem ao palco a dupla Gilson e Junior, além da queima da maior Fogueira Ecológica do Estado de Mato Grosso do Sul, acompanhada de um super Show Pirotécnico que também aconteceu no sábado.

    O Fátima Fest também tem como sua forte marca, o rodeio em touros e cavalos, uma paixão de todos os fatimassulenses e que todos os dias as arquibancadas em torno da arena, fica completamente lotada e com participação de narradores destaques no cenário sul-mato-grossense.
    Nesta edição já estão confirmados os narradores Sidney Correia o “Sul-mato-grossense mesmo”, que também é radialista da Band FM de Fátima do Sul e Pena Branca “O cowboy do pantanal”, ele que também é radialista da Transamérica FM da cidade de Deodápolis, ambas as rádios é do Grupo Feitosa de Comunicação.


 História

Fátima do Sul

     Originou-se a partir de um Decreto-Lei do Presidente Getúlio Vargas em 1943, que instituía um sistema de colonização de uma grande área de terras, dividindo-as entre colonos em lotes de 30 hectares. Na esperança de dias melhores, inúmeros brasileiros chegaram na região em busca de uma gleba de terra para plantar. Os lotes demarcados no mapa da Colônia Federal se assemelham a um favo produzido pela colméia (por este motivo Fátima do Sul é conhecida como a cidade “Favo de Mel”). Dez anos depois, em 1953, surgiu o primeiro povoado à margem direita do rio Dourados, atual Vila Nossa Senhora dos Navegantes. No mesmo ano e aproveitando a presença do Frei Frederico Mies, que chegou para realizar a primeira missa, solicitaram um nome que identificasse o povoado que até então era chamado de Barranca, Porto Vitória e Porto Ubatuba. O nome escolhido pelo Frei foi Vila Brasil. Vários migrantes de várias lugares foram chegando e aumentava-se o desejo de conquistar o lado esquerdo do rio. Na madrugada do dia 9 de julho de 1954, 450 homens romperam a barreira que os separavam e se alojaram onde hoje é o Centro de Fátima do Sul. Evaristo Lopes construiu uma pequena balsa feita sobre tambores para explorá-la comercialmente, mas em uma das travessias, naufragou levando com ele 15 moradores da vila. No mesmo ano a primeira ponte de madeira foi construída, ligando a vila ao município de Dourados.
Município de Mato Grosso do Sul
Em 12 de novembro de 1958, Vila Brasil é elevada à categoria de distrito do município de Dourados e em 11 de dezembro de 1963, elevada a município. No dia 11 de fevereiro de 1965, Vila Brasil passou oficialmente a se chamar Fátima do Sul (antes de Fátima do Sul receber o nome atual, o então prefeito Reinaldo dos Santos Morais, vendo a necessidade de trocar o nome do município, nomeou em 1965 uma comissão para coletar nomes para o local. Porto Vitória, Marechal Rondon, Campinas do Sul, Novo Planalto, Rio Brasil, Brasiporã, Novo Brasil, Fátima do Sul e Culturama, que foram os nomes sugeridos pela comunidade). Em 1977 o município passa a fazer parte do atual estado de Mato Grosso do Sul.
Fonte : Rogério Sanches / Fátima News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SISTEMA CAIPIRA

Minha foto
DOURADOS, MS, Brazil
LOCUTOR DOS PROGRAMAS ''RECANTO DA VIOLA'' DAS 9 AS 11 HS DA MANHA PELA RÁDIO CAIUÁS AM 770 KHz EM DOURADOS- MS E DO PROGRAMA ''SISTEMA CAIPIRA''PELA RÁDIO 87,9 DOURADOS FM OU ATRAVÉS DO SITE http://www.douradosfm.com.br/. TODOS OS DOMINGOS DAS 06:00 ÁS 08:00 Hs DA MANHÃ...TAMBEM SOU CRIADOR DO BLOG SITE http://www.sistemacaipira.com/. ONDE LEVAMOS AS PRINCIPAIS INFORMAÇÕES DO MUNDO RURAL, DESTACANDO A MÚSICA SERTANEJA E SEUS EVENTOS E O QUE ACONTECE NOS PRINCIPAIS RODEIOS DO PAÍS.NÓS ESTAMOS AQUI NA RÁDIO E NO SITE ’’,SEMPRE HONRANDO E DEFENDENDO AS TRADIÇÕES SERTANEJAS... TRAZENDO NO CORAÇÃO A MÚSICA SERTANEJA RAIZ , A MODA DE VIOLA , O SOM DA NOSSA TERRA E AS COISAS SIMPLES DO SERTÃO..