segunda-feira, 24 de junho de 2013

Música foi feita para divertir', afirma Chitãozinho sobre 'sertanejo funk'

Em passagem por Ribeirão Preto, cantor elogiou nova geração de músicos.Novo trabalho com Xororó traz reinvenção da dupla, afirma sertanejo.
Rodolfo Tiengo  Do G1 Ribeirão e Franca
Dupla Chitãozinho e Xororó traz pegada pop para novo álbum (Foto: Cadu Fernandes/Divulgação)
    Em 42 anos de carreira, a dupla Chitãozinho e Xororó viu uma música ligada a tradições rurais dar espaço a paixões de balada e ostentação de carrões. Mas José de Lima Sobrinho, o Chitãozinho, encara positivamente as mudanças que os mais novos incluíram no mundo do sertanejo, como a mistura com o funk e com o arrocha.
“É uma nova geração que está cantando. A tentativa é boa. Se falar a linguagem do povo, isso que todo o artista busca, para um cara jovem que está começando acho bacana. (...) Música foi feita para divertir”, afirmou o cantor durante passagem por Ribeirão Preto (SP) no dia 18 para um show pela nova turnê “Do Tamanho do Nosso Amor”.
Ainda assim, a tradicional música sertaneja que entoava de "Cabocla Tereza” e “Chico Mineiro” a "Menino da Porteira", segundo ele, não vai acabar, apesar das mudanças de comportamento do público e dos músicos. “Com o tempo as pessoas vão descobrindo, isso vai ficar. O trabalho do Tião Carreiro e Pardinho, por exemplo, é um legado maravilhoso. Alguém vai redescobrir”, diz, elogiando ainda duplas mais recentes como João Carreiro e Capataz.

Novo CD
A levada do novo trabalho de Chitãozinho e Xororó, que poderá ser conferida em CD e DVD com lançamento previsto para julho, demonstra que a própria dupla também tenta se reinventar. Com quatro faixas inéditas e releituras de sucessos como “Evidências”, o 36º disco da carreira foi produzido por Fernando Zorzanello, da dupla Fernando e Sorocaba. “O som do disco tem uma sonoridade mais pop. É diferente dos últimos lançamentos. A gente achou por bem dar uma rejuvenescida nos arranjos, dar um som mais atual às canções antigas.”

Novo CD de Chitãozinho e Xororó deve ser lançado
em julho (Foto: Amaury Simões/Divulgação)

Seguindo a regra da mudança, ele e Xororó também fizeram questão da interagir com artistas mais jovens. Além do produtor, o novo disco traz participações do rapper Cabal e do grupo DexterZ, de Júnior Lima. Experiência cheia de aprendizados, segundo o cantor paranaense. “O Fernando com a criatividade dele acabou produzindo o disco inteiro. A gente procurou trabalhar com esse pessoal que tem uma nova informação. Queremos participar dessa nova linguagem, o mundo está assim, não adianta lutar contra essa realidade”, diz o cantor, que anteriormente já havia protagonizado encontros inusitados como com a banda gaúcha Fresno.
Apesar disso, o paranaense garante que a essência da dupla continua a mesma que a notabilizou em todo o país com a inclusão da guitarra elétrica e do banjo no gênero musical nos anos 1970. “A gente sempre gostou de ousar, mas nada disso atinge o nosso jeito de cantar. A gente sempre evolui no arranjo, mas nada afeta a formação da dupla, a nossa vocalização”, afirma Chitãozinho.





Música e internet
Se a linguagem pode mudar, o meio de se difundir música também deve evoluir, na concepção do sertanejo. Ícone de um período em que os artistas eram reconhecidos 
por elevadas vendas de discos, Chitãozinho sustenta a ideia de que não há volta com relação à comercialização de música via internet. “Essa é uma nova luz no mercado fonográfico e acho que o futuro será isso, não faremos mais CDs, faremos mídia digital para o pessoal baixar”, diz o cantor, que com Xororó acumula a marca de 37 milhões de cópias de discos vendidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SISTEMA CAIPIRA

Minha foto
DOURADOS, MS, Brazil
LOCUTOR DOS PROGRAMAS ''RECANTO DA VIOLA'' DAS 9 AS 11 HS DA MANHA PELA RÁDIO CAIUÁS AM 770 KHz EM DOURADOS- MS E DO PROGRAMA ''SISTEMA CAIPIRA''PELA RÁDIO 87,9 DOURADOS FM OU ATRAVÉS DO SITE http://www.douradosfm.com.br/. TODOS OS DOMINGOS DAS 06:00 ÁS 08:00 Hs DA MANHÃ...TAMBEM SOU CRIADOR DO BLOG SITE http://www.sistemacaipira.com/. ONDE LEVAMOS AS PRINCIPAIS INFORMAÇÕES DO MUNDO RURAL, DESTACANDO A MÚSICA SERTANEJA E SEUS EVENTOS E O QUE ACONTECE NOS PRINCIPAIS RODEIOS DO PAÍS.NÓS ESTAMOS AQUI NA RÁDIO E NO SITE ’’,SEMPRE HONRANDO E DEFENDENDO AS TRADIÇÕES SERTANEJAS... TRAZENDO NO CORAÇÃO A MÚSICA SERTANEJA RAIZ , A MODA DE VIOLA , O SOM DA NOSSA TERRA E AS COISAS SIMPLES DO SERTÃO..