Ao todo, 807 motoristas receberam a benção. Festa reuniu mais de 2 mil fiéis em almoço de comemoração
Valéria AraújoFiéis de Dourados e região receberam benção ontem em celebração - Foto: Hédio Fazan
DOURADOS – A tradicional Festa de São Cristóvão levou 807 veículos as ruas de Dourados ontem. A carreata formada por caminhões e carros de passeio formou uma fila de 10 quilômetros. São fiés de Dourados e de toda a região que levantaram cedo para receberem a benção do Padroeiro dos motoristas e agricultores.
A procissão começou por volta das 8h com saída do Estádio Douradão. Percorreu as ruas Coronel Ponciano e Brasil e terminou na Paróquia Santa Terezinha, no Jardim Maracanã.
A programação da festa começou na última quarta-feira. A abertura foi missa dedicada aos motoristas e agricultores. Logo depois, foi realizada quermesse com barracas, bebidas e salgados. Ontem de manhã aconteceu a tradicional procissão motorizada, que todos os anos reúne milhares de motoristas devotos de São Cristóvão. Em seguida aconteceu a bênção dos veículos, caminhões e máquinas agrícolas. A programação prosseguiu com o almoço, na própria Paróquia Santa Terezinha que reuniu mais de duas mil pessoas.
Diferente dos anos anteriores, dessa vez não houve venda de bebida alcoólica. “A igreja apoia todas as campanhas que são realizadas para coibir a direção perigosa. Neste intuito, este ano, nenhuma barraca foi autorizada a comercializar bebidas alcoólicas”, destaca o organizador da festa, Osvaldo Sebastião Dário.
Segundo ele, toda a programação foi acompanhada por profissionais ligados a educação que pretendem implantar no livro didático dos alunos a tradicional festa de São Cristóvão. “Já está na cultura do Estado esta celebração. Temos orgulho de fazer parte desta história. Em Dourados são 21 anos consecutivos desta festa que reúne fiéis de toda a parte”, destaca.
SÃO CRISTÓVÃO
A devoção à São Cristóvão é uma das mais antigas e populares da Igreja, tanto do Oriente como do Ocidente. Cristóvão, antes do batismo, chamava-se Réprobo, porém, depois, se chamou Cristóvão, que é o mesmo que dizer aquele que carrega Cristo, pois ele carregou Cristo em seus ombros, transportando-o e guiando-o; em seu corpo, tornando-o esquálido; em sua mente, pela devoção; e em sua boca, confessando-o e pregando a sua mensagem.Ele consta da relação dos "Catorze Santos Auxiliadores" invocados para interceder pelo povo nos momentos de aflições e dificuldades. Entretanto são poucos os dados precisos sobre sua vida. Só se tem conhecimento comprovado de que Cristóvão era um homem alto e forte. Ele nasceu na Palestina, no século III, pregou na Lícia e foi martirizado a mando do imperador Décio, no ano 250.
Fonte:http://www.progresso.com.br, com reportagem de Valéria Araújo
Nenhum comentário:
Postar um comentário